4 Passos para Vender e Fidelizar

4 Passos para Vender Mais e Fidelizar Clientes

Vender é uma Arte, uma habilidade. Se é uma habilidade é sinal de que podemos estudar, aprender, praticar e aperfeiçoar até se tornar uma habilidade, algo que fazemos tão natural que vai parecer que nascemos com o “Dom” de Vender.

Para isso separei 4 Passos para você vender mais e fidelizar clientes. Passos que descobri ao longo desses 16 anos sendo empresário e estudioso do tema. Por acreditar que eu não era um bom vendedor, a mais de 10 anos fui estudar e praticar técnicas sobre vendas. Precisava das vendas para alavancar minha carreira, minha empresa. Supreendentemente, quando passei a estudar o Modelo Disney de Atendimento e Fidelização, comecei a observar alguns passos comuns, que eu poderia replicar na minha empresa e no meu negócio. Alguns anos mais tarde, pude observar e vivenciar esses passos na Disney em Orlando, foi incrível. Vamos estudar e vender mais? Segue abaixo os 4 passos:

Passo 1: Conecte-se ao Coração do Seu Cliente

Você deve se Conectar ao Coração do seu cliente. Comece com um Sorriso; um BOM DIA, Seja Bem Vindo; Que bom que você veio aqui. Palavras Simples, Gestos Simples que atingem diretamente o Coração do Seu Cliente; Conte sua História, nós amamos ouvir histórias ricas em detalhes e cheias de emoções. Porque você acha que as novelas fazem tanto sucesso no Brasil? Use a emoção. Tudo isso antes mesmo de mostrar o produto ou serviço. Em poucos minutos estabeleça empatia. Pergunte o NOME do seu cliente e utilize esse nome durante o processo de vendas. Não esqueça: OUÇA ATENTAMENTE. VOCÊ TEM DOIS OUVIDOS E UMA BOCA. OUÇA COM MUITA ATENÇÃO O QUE O SEU CLIENTE REALMENTE DESEJA. Abaixo segue uma live que fiz no meu FACE, falando justamente sobre esse primeiro passo. Vale a Pena conferir.

Posted by Ricardo Barbosa on Tuesday, January 14, 2020
Passo 2: Utilize os Acionadores Mentais ou Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais ou acionadores mentais, são estímulos áudio visuais que levam o cliente a tomar uma decisão, facilitam a vida do cliente e o conduzem a tomar uma decisão. Os gatilhos mentais mais comuns são:

Escassez: Ex: Só tem essa peça; Só foram feitas 3 unidades e já vendeu 2.

Urgência: Ex: Só amanhã. Somente neste fim de semana. Só até o dia 10.

Reciprocidade: Esse é o mais clássico de todos os gatilhos e, na minha opinião, o mais poderoso. Reciprocidade nada mais é do que você presentear alguém com algo que essa pessoa não esperava. Um brinde, por exemplo. Funciona também com um sorriso, um abraço, um elogio, desde que sincero.

Afeição: Busque algo em comum entre você e o seu cliente. Ex: time de futebol, gostos musicais, locais de visitação; busque um ponto de afinidade comum.

Abaixo segue uma live que fiz no meu Face, comentando justamente sobre Gatilhos Mentais ou Acionadores Mentais. Assista e depois continue a leitura.

Gatilhos Mentais. Use para melhorar suas vendas e fidelizar clientes.

Posted by Ricardo Barbosa on Wednesday, January 15, 2020
Passo 3: Faça Perguntas

Desenvolva o hábito de fazer perguntas para o seu cliente. Através das perguntas você vai descobrir a real intenção do cliente na sua loja ou na sua empresa. Perguntas extraem informações importantíssimas para você descobrir o real DESEJO e a NECESSIDADE do seu cliente, deixando o processo de venda mais assertivo. Por exemplo, pergunte pro seu cliente: O que o Sr. Procura em …. (qualidade, preço, segurança, conforto).; O que isso… significa e porque é importante para o Sr.

Muitos profissionais que trabalham com vendas deixam de fazer perguntas simples que levam ao fechamento. Conduzem o processo de vendas até esse momento, e deixam o momento mais esperado, “fechar a venda”, nas mãos do cliente. Lembre-se você está conduzindo o cliente a tomar uma decisão, então não perca a oportunidade de perguntar pro cliente: O que o Sr. Precisa para fecharmos hoje, agora, essa venda, essa negociação? Escute a resposta e interaja com ele. Simples assim. Talvez uma pergunta com gatilho mental ajude o cliente e dizer sim, por exemplo: Você vai perder a oportunidade de levar esse produto ou serviço e desfrutar de tudo o que esse produto ou serviço pode desfrutar pra você hoje?

Abaixo segue mais uma live que fiz no meu face, falando justamente sobre esse terceiro passo, explicando detalhadamente porque você deve fazer perguntas durante o processo de atendimento e vedas. Vale a pena assistir, segue:

Passos para Vender mais e Fidelizar

Posted by Ricardo Barbosa on Friday, January 17, 2020
Aprenda a Fazer Perguntas.
Passo 4: Vença as Objeções ou Barreiras

O último passo para vender e fidelizar é vencer as objeções. As objeções nascem quando existem DÚVIDAS na cabeça dos clientes. Dúvidas e perguntas não respondidas levam o cliente à indecisão e, consequentemente a não fechar a compra ou o negócio. As objeções mais comuns são:

Só estou dando uma olhadinha; Deixe o cliente à vontade, mas esteja sempre atento para sanar qualquer dúvida. Não espere muito para utilizar os gatilhos mentais (passo 2);

Preciso Pensar; Deixe o cliente pensar, mas não muito tempo. Pegue o contato do cliente e após umas duas horas, ligue ou entre em contato com seu cliente, utilizando os gatilhos mentais, sendo sincero e oferecendo o produto ou serviço pro seu cliente. Você também pode reforçar que ele está fazendo uma excelente aquisição.

Preciso conversar com minha esposa; meus filhos, minha sogra. Nesse caso específico não tem outra alternativa, você terá que trabalhar todo o processo de venda com a pessoa que o seu cliente disse que deveria consultar. Se for a esposa, você terá que realizar todas as etapas da venda com a esposa, simplesmente porque é ela quem toma a decisão.

Gostou? Ficou interessado? Este material faz parte do Método RVF de Fidelização e Vendas, Inspirado no modelo Disney, ministrado por mim, Ricardo Barbosa. Se você tiver dúvidas pode entrar em contato comigo, será uma hora poder atender você. Sucesso!

4 passos Para vender mais e fidelizar. Vídeo 4.

Posted by Ricardo Barbosa on Monday, January 20, 2020
Como vencer objeções no processo de Vendas.

Lembre-se sempre: Só vende quem oferece. Só vende quem CONHECE seu produto, seu serviço e principalmente SEU CLIENTE.

Gostou do Post? Comente, curta, compartilhe. Se tiver interesse em um processo de Coach focado e voltado para aumentar as vendas de sua empresa, entre em contato comigo. Forte abraço.

Autor: Ricardo Barbosa

Engenheiro de Segurança do Trabalho; Empresário; Palestrante; Coach de Gestão; Mentor de Estratégia em Vendas e Fidelização de Clientes, Definição de Persona e Cliente Ideal. Possui 18 anos de experiência em Saúde e Segurança do Trabalho, Treinamentos e Cursos; Atua como Professor e Ministra Palestras e Treinamentos em diversas empresas, dentre elas as maiores cooperativas do Brasil.

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